Seguidores

quarta-feira, 3 de junho de 2009

TALISMÃS














Medalha - chapa metálica, geralmente redonda, com símbolos gravados, que é pendurada em uma corrente ao redor do pescoço. Normalmente as medalhas ou medalhões representam temas religiosos. Também são usadas para vincular o usuário ao santo ou símbolo retratado, como forma de proteção.


OM - o som criador primordial, o som sagrado dos hindus, considerado o som da potência divina. A deusa hindu Vac, deusa da palavra, é a doadora deste som místico. Este som pode ser decomposto em três sonoridades: A-U-M, representando a tradição védica da trindade. OM é uma ajuda à evolução espiritual, o mantra entre todos os mantras.


Pentagrama - símbolo sagrado em várias tradições. O número cinco expressa a união dos desiguais, unindo o 3 - princípio masculino ao 2 - princípio feminino. Símbolo dos membros da sociedade Pitagórica. Chave da alta magia, abre os caminhos ao oculto. Simboliza ainda o matrimônio, a felicidade e a realização. Na tradição maçônica é considerada a estrela flamejante.


Olho de Horus – representado por um disco solar com asas de gavião. Simboliza a justiça implacável do olhar que tudo vê do deus egípcio Horus, deus com cabeça de falcão que derrotou o maligno Seth. Este símbolo representa a dedicação aos rituais e às leis, ilustrando a luta da luz contra as trevas. Símbolo usado nos templos maçônicos.




Sarasvati - esposa de Brahma. Deusa da água, espírito do Rio Sarasvati. Usa uma lua crescente sobre a testa. Originou a língua sânscrita. Deusa da arte e do conhecimento. Segura manuscritos ou toca instrumentos de corda. O pavão também é um símbolo associado a essa deusa.




Tara – a deusa mais importante do budismo tibetano. Considerada a salvadora, a deusa branca, a deusa mãe que possui 21 aspectos. É venerada como a mãe de todos os bodhisattvas, os aspirantes à iluminação. Educa-os com sabedoria. A deusa Tara branca e a deusa Tara verde estabeleceram o budismo no Tibete. Esta deusa é representada com o terceiro olho no meio da testa, símbolo do seu conhecimento supremo.



Vênus de Willendorf - representa a fecundidade e a fertilidade.
Ela se baseia nas primitivas imagens da Grande Mãe que, desde a
Idade da Pedra, representam o poder mágico da alma feminina. Ela
é a senhora da fertilidade da terra e do espírito. Deve ser colocada perto da cama (para a fertilidade do casal), na mesa do escritório
(para a fecundação de novos projetos) ou na sala (para a fertilidade
das relações familiares).


Bath - A palavra egípcia para deuses é NETJER, que quer dizer
NATUREZA; as divindades habitavam e representavam o mundo
animal, vegetal e mineral. A deusa Bast, com cabeça de gata e corpo
de mulher é a “Filha de Rá”. para os egípcios, os felinos (ela era
representada por uma gata selvagem ou uma leoa) simbolizavam o
Sol, a Rainha e a Lua. Ela é a protetora do faraó e Grande Vingadora.
Em suas mãos porta um sistro, o Ankh , símbolo egípcio da vida eterna e dos poderes criadores.

Nenhum comentário: